Autoatendimento no transporte: vale a pena? 

Máquinas de autoatendimento no transporte público são tradicionais em cidades como Nova York, Japão, Londres e Berlim. No Brasil, uma das empresas precursoras dessa solução é a Autopass que oferece máquinas ATM para a venda de passagens há 10 anos.  

Com atuação em mais de 40 municípios do estado de São Paulo, a Autopass ajudou a implementar as mais de 800 máquinas de autoatendimento que estão espalhadas por estações de Metrô e da CPTM na capital paulista e na região metropolitana.  

A solução oferece benefícios para operadores e passageiros, como redução de custos operacionais e maior agilidade para os clientes. Mas há outros ganhos. 

A seguir você conhecerá um pouco mais sobre o serviço de autoatendimento e as principais vantagens para o transporte coletivo. Continue a leitura! 

Serviço de autoatendimento: o que é e por que se popularizou? 

Serviços de autoatendimento permitem que a pessoa solucione suas demandas diretamente com a empresa, sem a necessidade da interação com um atendente humano.  

Para que essas operações sejam feitas, geralmente, são utilizadas máquinas, computadores, tablets ou totens.  

No Brasil, instituições financeiras foram as pioneiras do autoatendimento. Com os caixas eletrônicos, os clientes podem realizar uma série de operações bancárias somente interagindo com a máquina.  

Por que serviço ganhou popularidade 

Segundo pesquisa da Croma Marketing Solutions, 60% dos brasileiros optam pelo autoatendimento sempre que possível. Ou seja, o serviço está cada vez mais difundido no país. 

E são várias as razões que ajudam a explicar essa popularidade. A primeira delas é a maior inclusão digital. Os brasileiros estão mais conectados e mais habituados à tecnologia, tornando mais fácil a aceitação desse tipo de serviço. 

Outra importante razão decorre da pandemia. Com a crise sanitária, as pessoas começaram a evitar o contato físico nas compras. E isso fez com que novos formatos fossem adotados.  

O e-commerce, por exemplo, cresceu 75% no primeiro ano da pandemia no Brasil, segundo estudo da Mastercard Spending Pulse. Outra modalidade que demonstrou crescimento consistente foi, justamente, o autoatendimento.  

Por que adotar o autoatendimento no transporte público? 

Como dissemos, nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia o autoatendimento no transporte público faz parte da rotina do passageiro, sendo incomum a compra com atendentes humanos.  

Um dos motivos para a adoção de serviços de self-checkout no transporte é facilitar a experiência de compra do passageiro: ele interage com a máquina, que é de fácil uso, compra bilhetes e paga da forma mais conveniente, com dinheiro ou cartões de crédito e débito. 

Com essas facilidades, o passageiro pode se sentir incentivado a utilizar o transporte coletivo. Com mais gente utilizando ônibus, trens e metrôs, há uma melhora considerável na mobilidade urbana.  

Quais as principais vantagens do autoatendimento no transporte? 

O autoatendimento no transporte coletivo é bastante vantajoso, tanto para operadores quanto para os passageiros.  

Para quem utiliza o transporte público, o serviço oferece vantagens como rapidez para a compra de bilhetes e para a recarga de cartões de transporte,  facilitando o embarque. 

Outro ponto positivo é que as máquinas podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a disponibilidade do serviço para os passageiros. Ou seja, essa solução oferece mais comodidade, já que há mais horários para compra de bilhetes.  

Outro benefício é a autonomia que o passageiro ganha, uma vez que ele pode pagar com dinheiro ou cartão, de débito ou de crédito.  

Operadores: principais vantagens do autoatendimento no transporte 

Do ponto de vista dos operadores, o autoatendimento no transporte gera benefícios como a redução de custos operacionais. Isso porque a tecnologia empregada não requer um investimento muito elevado e a manutenção também é pouco onerosa.   

Outra vantagem é a otimização do serviço. Em outras palavras, é possível instalar uma quantidade maior de máquinas por passageiro, tornando a experiência de compra mais ágil e eficiente. 

Ao aprimorar a jornada do passageiro, o serviço de autoatendimento também melhora a satisfação e pode aumentar a retenção de clientes. 

Autopass tem as melhores soluções de autoatendimento 

Especialista em gestão de bilhetagem, a Autopass desenvolve soluções inovadoras para diversificar os canais de venda, aprimorando a jornada de compra e gerando mais eficiência para operadores.  

Além das máquinas de autoatendimento, cujas vantagens debatemos nesse artigo, a Autopass oferece ampla capilaridade de canais de venda, incluindo os digitais, como o WhatsApp, além de canais físicos.  

Para saber mais sobre nossos produtos e serviços, entre em contato com nosso time de especialistas! 

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