Plano de Mobilidade Urbana: entenda tudo sobre o tema! 

A ferramenta Google Trends, que mostra as principais tendências de pesquisa no Google, indica que o termo plano de mobilidade urbana está em alta em algumas regiões do Brasil, como o estado de São Paulo.  

E você sabe o que é um plano de mobilidade urbana cuja sigla é PMU? De forma bastante resumida, o PMU é um documento com o planejamento de curto, médio e longo prazos para o desenvolvimento e aprimoramento da mobilidade urbana das cidades brasileiras.  

Mas você sabia que não são todos os municípios que devem desenvolver esse instrumento? Além disso, por lei, as autoridades são obrigadas a trabalhar alguns pontos, como a infraestrutura de mobilidade e a integração entre modais.  

Plano de Mobilidade Urbana: o que é? 

O Plano de Mobilidade Urbana, PMU, foi estabelecido pela Lei nº 12.587, na qual a Política Nacional de Mobilidade Urbana é detalhada. Trata-se de um documento de planejamento da mobilidade urbana que as gestões municipais elaboram.  

Mas não são todas as cidades que têm o PMU. A lei determina que os seguintes municípios brasileiros devem editá-lo: 

  • Municípios com mais de 20 mil habitantes; 
  • Municípios que ficam em regiões metropolitanas; 
  • Regiões integradas de desenvolvimento econômico; 
  • Cidades turísticas, incluindo aí as litorâneas que recebem grande fluxo de veículos e pessoas em feriados e festas de fim de ano. 

Compatibilidade com o plano diretor 

A lei também estabelece que o Plano de Mobilidade deve ser compatível com o Plano Diretor do município. Em linhas gerais, este último é a lei com diretrizes e orientações para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade. 

Assim, os gestores devem criar planejamentos de desenvolvimento e mobilidade convergentes, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o bem-estar, a sustentabilidade e a fácil locomoção.  

Qual o objetivo principal do Plano de Mobilidade Urbana?  

O Plano de Mobilidade Urbana deve promover a integração entre os diferentes modais, melhorar a acessibilidade e garantir a mobilidade de pessoas e cargas dentro de um município. 

Por exemplo, o atual PMU da cidade de São Paulo tem previsão de investimentos de R$ 5,5 bilhões. Dentre outros objetivos, o plano prevê a construção de corredores para ônibus articulados e de novos terminais de ônibus, viabilizando 40 km de novos corredores e 50 km de faixas exclusivas para esse modal. 

E, segundo o portal Diário do Transporte, a procura pelos ônibus na capital paulista e região metropolitana tem se intensificado. Mesmo durante o primeiro ano da pandemia, o modal transportava, nos dias úteis, cerca de 5 milhões de passageiros. 

Assuntos obrigatórios no Plano de Mobilidade 

A lei 12.587 prevê que os planos municipais devem abordar alguns tópicos essenciais para promover a mobilidade urbana.  

Por exemplo, é necessário que as autoridades municipais especifiquem o planejamento a respeito do transporte coletivo. Também devem ser apresentadas soluções para a integração entre modais

Autopass tem as melhores soluções de mobilidade! 

Especialista em gestão bilhetagem, a Autopass tem como missão simplificar a experiência de mobilidade a todas as pessoas. Temos soluções completas para reduzir custos e gerar mais eficiência para os operadores de transporte!  

Por exemplo, para a integração entre modais a Autopass tem produtos como o Cartão TOP Transporte. Utilizado no embarque do passageiro de São Paulo e região metropolitana, o cartão garante a integração entre trens do Metrô e da CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU.  

Além disso, para facilitar o embarque do passageiro e aprimorar sua experiência no transporte coletivo, a Autopass desenvolveu o Bilhete Digital QR Code.  

Conheça o nosso portfólio completo de soluções em mobilidade! Entre em contato com nossos especialistas!  

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021