Como empreender em mobilidade urbana? Confira algumas dicas

Como empreender em mobilidade urbana? Confira algumas dicas

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas, atualmente 55% da população mundial vive em cidades. E essa porcentagem vai saltar para 70% em 2050.

Por exemplo, na maior cidade do país, São Paulo, são 12 milhões de habitantes. Os mais de 12 mil ônibus da capital paulista levam, por dia, 6 milhões de pessoas. E as 6 linhas de Metrô transportam 5 milhões de pessoas diariamente.

Como fomentar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos, como São Paulo e região metropolitana? Especialistas da área apontam que soluções de transporte individual, como aplicativos de compartilhamento de carona, são importantes, mas não devem ser o único investimento do setor.

Segundo urbanistas e estudiosos do tema, é preciso buscar soluções inovadoras para incentivar a população a utilizar o transporte público, uma vez que este gera ganhos reais em mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento. Veja, a seguir, algumas dicas para empreender em mobilidade urbana!

Bilhete Digital e a mobilidade urbana

O Bilhete Digital é a evolução da bilhetagem eletrônica. Na cidade de São Paulo e região metropolitana, por exemplo, o Bilhete Digital QR Code TOP, desenvolvido pela Autopass, já ultrapassou a marca de 120 milhões de passagens utilizadas.

E por que investir na solução? Uma das razões é que o Bilhete Digital QR Code pode ser impresso ou ficar salvo no smartphone do passageiro. Outra inovação são os canais de compra, pois o bilhete pode ser adquirido pelo WhatsApp, em mais de 8 mil estabelecimentos parceiros e em máquinas de autoatendimento.

Ou seja, o passageiro ganha mais opções e praticidade para o dia a dia. Além disso, o Bilhete Digital QR Code é simples de usar: basta aproximar o bilhete do leitor e, em poucos segundos, a passagem é liberada. Com alta usabilidade, a adesão dos passageiros é maior.

Principal vantagem para operadores de transporte

A principal vantagem da bilhetagem digital para os operadores de transporte são as informações que podem ser coletadas em tempo real. Assim, é possível ajustar operações, melhorar a assertividade no planejamento, ter mais eficiência e reduzir custos.

Cartão de transporte e funções bancárias

Outra dica para empreender em mobilidade urbana são os cartões de transporte que podem oferecer diversas funções, como serviços bancários.

Com essas novas funcionalidades, aliadas ao serviço de transporte, os passageiros podem ter maior controle sobre a vida financeira. Além disso, ganham praticidade e comodidade no dia a dia, já que podem realizar diversas transações com um único cartão.

Em São Paulo e na região metropolitana, a Autopass gerencia o Cartão TOP que tem 3 versões:

  • Cartão TOP Transporte: utilizado para facilitar o embarque dos passageiros nas estações do Metrô e da CPTM e ônibus EMTU;
  • Cartão TOP Mastercard: que, além da função de transporte, pode ser utilizado para compras de crédito e débito;
  • Conta Digital TOP: os passageiros podem solicitar ainda a função de conta digital. Ideal para organizar a vida financeira, a solução permite realizar diversos serviços bancários, como pagamentos e transferências.

Uma das principais vantagens dessas soluções é melhorar a experiência do consumidor, a qual ganha cada vez mais importância. Aliar serviços bancários e de transporte é levar mais praticidade e comodidade para o dia a dia do passageiro e isso pode gerar mais leads e ajudar na retenção de clientes.

Outro ponto positivo é a possibilidade de ampliar a cartela de produtos e serviços, demonstrando postura competitiva e inovadora para o mercado.

Diversificar canais de compra e de atendimento ao cliente

Outra oportunidade para empreender em mobilidade urbana é a diversificação de canais de compra. Por exemplo, um levantamento do NZN Intelligence mostrou que 12% da população no Brasil está usando mais apps de transporte.

Atenta às principais tendências do mercado de mobilidade, a Autopass desenvolveu o Aplicativo TOP, no qual os passageiros podem realizar uma série de ações, como compras de bilhetes e recargas de cartões de transporte.

 Além disso, oferecemos serviços como máquinas de autoatendimento, parcerias com estabelecimentos credenciados e canais digitais.

Já quanto ao atendimento ao cliente, a Autopass inova com soluções como chats online, WhatsApp e centrais de atendimento físicos e por telefone.

Autopass é a parceira ideal para seu negócio!

A Autopass tem clientes e parceiros como a Danúbio Azul, Viação Jacareí, Metrô e CPTM.

Especialistas em mobilidade e em gestão de cadeia de bilhetagem, temos produtos e serviços que agregam inteligência e expertise para o seu negócio.

Conheça mais nosso portfólio, entre em contato com nosso time!

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