Pagamentos online para serviços de mobilidade urbana crescem no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Edelman, os pagamentos online para serviços de transporte e mobilidade urbana cresceram no Brasil.

O levantamento mostrou que cerca de 80% dos brasileiros acreditam que usaram mais o pagamento online no transporte, sobretudo durante a pandemia. Nesse mesmo período, cresceu a periodicidade com que os brasileiros pagaram os serviços de mobilidade com as formas digitais.

Esse comportamento dos passageiros é uma forte tendência do setor. Por isso, soluções para mobilidade urbana tenderão a combinar serviços bancários e de transporte. O Cartão TOP, desenvolvido pela Autopass, é um exemplo disso.

Além de oferecer maior facilidade no momento do embarque nos trilhos e ônibus, versões como o TOP Conta Digital e Débito e o TOP Crédito Mastercard ajudam a organizar a vida financeira dos passageiros.

E, segundo o estudo coordenado pela Edelman, recursos digitais que, além da função de transporte, ajudam a dar controle e visibilidade para as finanças dos passageiros vieram para ficar. Confira!

Pagamentos online se popularizam no Brasil durante a pandemia

A pesquisa “Consumo Online no Brasil” sinaliza que os brasileiros estão transformando seus hábitos de consumo. E uma das principais mudanças é o pagamento online que se popularizou no país durante a pandemia.

Um dos setores em que essa alteração se mostrou mais intensa é o de transportes e mobilidade urbana. Segundo o levantamento, 78,3% dos entrevistados afirmaram que o pagamento online ou via aplicativos foi utilizado de forma preferencial.

Além disso, no período pré-pandemia, apenas 48% dos brasileiros pagavam os transportes por meio de canais digitais. Já durante a crise sanitária, esse índice chegou a 56%, um aumento de 8 pontos percentuais.

Quais as principais formas de pagamento online

Ainda de acordo com o estudo, quase 72% dos pagamentos online foram feitos com o cartão de crédito, sendo essa a principal forma de pagamento para os brasileiros. E, para a maioria dos entrevistados, o cartão de crédito ajuda a dar previsibilidade aos gastos, melhorando o controle das despesas.

Em segundo no ranking das formas de pagamento ficou o cartão de débito. O PIX ficou em terceiro lugar. Já as carteiras digitais, também chamadas de e-wallets, ficaram em quarto lugar, o que demonstra a diversificação das formas de pagamento para os brasileiros.

Novo comportamento do brasileiro veio para ficar

Ainda de acordo com o levantamento “Consumo Online no Brasil”, esse novo comportamento de compra do brasileiro, que prioriza os formatos digitais de pagamento, veio para ficar.

Dos entrevistados pela pesquisa, quase 90% disse que pretende continuar utilizando os pagamentos online e digitais quando o assunto é mobilidade urbana. E isso mesmo quando a pandemia acabar.

Ou seja, cada vez mais as soluções para mobilidade urbana devem contemplar serviços bancários e de transporte. Além de oferecer mais segurança e eficiência, essas soluções facilitam o dia a dia do passageiro, dando-lhe mais praticidade e comodidade tanto para o embarque, quanto para gestão dos serviços bancários e financeiros.

Soluções Autopass ajudam a popularizar pagamentos online

Há vários fatores que explicam a popularização dos pagamentos online no transporte. Um deles é o desenvolvimento de soluções que geram facilidade, comodidade e segurança para o passageiro. A Autopass, líder em mobilidade humana, tem desenvolvido inúmeros produtos facilitadores que integram funções de transporte e de serviços bancários.

Um exemplo é o Cartão TOP, um cartão de transporte que também pode ser usado para compras no débito ou crédito. Essa solução desenvolvida pela Autopass possui três modalidades:

  1. TOP Transporte, exclusivo para embarque nos trilhos de São Paulo (CPTM e Metrô) e linhas de ônibus da Região Metropolitana.  
  2. TOP Conta Digital e Débito, além da função de transporte, pode ser utilizado para compras no débito e dá acesso à conta digital;
  3. E o TOP Crédito Mastercard, que além das funções dos outros cartões, ainda pode ser utilizado na função crédito e é aceito em milhões de estabelecimento no país.

Com o Cartão TOP e demais soluções do seu portfólio, a Autopass visa aprimorar a experiência dos passageiros, trazendo soluções inteligentes e inovadoras para mobilidade urbana.  

Para conhecer mais sobre nossos produtos e serviços acesse o nosso site ou entre em contato com o nosso time de especialistas através dos nossos canais de atendimento.  

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021