Principais tendências de transformação digital em 2022

Principais tendências de transformação digital em 2022

A transformação digital – também conhecida como jornada digital – é um processo contínuo de adoção de tecnologias. De acordo com a consultoria McKinsey, essas ferramentas tecnológicas são adotadas com uma finalidade clara: melhorar a experiência dos clientes.

Ainda segundo a consultoria, nas empresas, a transformação digital pode estimular, por exemplo, a criação de novos modelos de negócio ou a mudança de processos internos, gerando automatização.

E esse está longe de ser um movimento efêmero. Em 2022 e para os próximos anos, a tendência é de investimentos consistentes em ferramentas digitais focadas em segurança, sustentabilidade e customer experience.

Por que a transformação digital é uma tendência do mercado

Há vários motivos que fazem da transformação digital verdadeira tendência do mercado. Um fator importante é a competitividade e saúde financeira das empresas.

De acordo com um estudo do MIT, companhias com maturidade digital são 26% mais lucrativas que as concorrentes que ainda não deram início à jornada digital. Em outras palavras, investir de forma constante em tecnologia pode determinar a sobrevivência do negócio.

Outro fator importante é o cliente, que está muito mais seletivo. Por isso, as empresas devem investir em soluções que aprimoram a jornada do consumidor, considerando toda a sua experiência de compra: do contato inicial à pós-venda.

Conheça algumas tendências para os próximos anos

Como vimos, dentro das empresas, a transformação digital cumpre diversos papeis, da otimização de processos à mudança dos modelos de negócio. Confira, então, algumas das principais tendências para 2022 e para os próximos anos!

Transformação digital e as novas formas de consumo

A pandemia alterou de forma substancial a maneira como os clientes realizam suas compras. Nesse sentido, as empresas devem investir em soluções que aprimorem essa experiência.

A diversificação dos canais de compra é, portanto, uma tendência forte. Além da opção do autoatendimento, as empresas devem oferecer novas soluções como aplicativos, sites e canais no WhatsApp.

Outra exigência do consumidor é ter maior proximidade com as marcas. Por isso, as empresas devem se atentar às soluções de atendimento ao cliente.

Além da diversidade de canais, como sites, redes sociais e WhatsApp, os investimentos em Inteligência Artificial e em serviços de chatbot, que garantem um atendimento mais rápido e eficiente, também são tendência consolidada para os próximos anos.

Autopass: empresa que acompanha as principais tendências

Maior empresa de gestão de bilhetagem do Brasil, a Autopass desenvolve soluções inovadoras, antecipando tendências de transformação digital no setor de mobilidade urbana.

Temos em nosso portfólio produtos e serviços que melhoram a experiência de compra e tornam o dia a dia do passageiro mais prático e cômodo.

Para saber mais sobre nossos produtos e serviços acesse nosso site ou entre em contato com nosso time de especialistas!

Cultura data-driven

Mas além da diversificação dos canais de compra e venda, outra tendência de transformação digital é a cultura data-driven. De forma resumida, ferramentas como as de Big Data fazem a captura, filtragem e análise de dados nas empresas.

Esses dados devem ser utilizados como informação para traçar estratégias e para orientar a tomada de decisão.

Tanto empresas Business to Business (B2B) quanto as Business to Costumer (B2C) se beneficiam com o data-driven, pois o objetivo é otimizar processos internos e aprimorar serviços e produtos que chegam aos clientes.

Segurança e proteção de dados

Os ataques hackers se intensificaram no Brasil durante a pandemia. Segundo levantamento da Surfshark, entre janeiro e novembro de 2021 foram quase 25 milhões de ataques no país.

Além dos danos materiais para as empresas, esse tipo de ação pode comprometer a reputação. Por isso, os investimentos em cibersegurança devem aumentar. Contratação de profissionais de TI e investimentos em firewalls, back ups e protocolos de segurança estão em alta.

Metaverso

De forma bastante resumida, o metaverso é uma realidade em que os mundos virtual e real se integram. Um universo imersivo é criado através de tecnologias, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e os Hologramas. Assim, essas tecnologias devem receber aportes milionários das empresas.

A quinta geração da internet móvel, chamada de 5G, também está no radar dos investimentos de grandes empresas e de órgãos governamentais. Isso porque, para tecnologias como o metaverso funcionarem é indispensável uma conectividade rápida e segura.

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021