Passeios de trem: conheça 3 cidades turísticas e próximas de SP

transporte público passeio

Em grandes cidades brasileiras, o trem é um dos principais modais do transporte público. Só em São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos opera 6 linhas com 90 estações. São 260 quilômetros de extensão e 19 municípios atendidos.

Além de atender a vários pontos das cidades, os trens garantem a integração entre outros modais, o que estimula a mobilidade urbana. No caso de São Paulo e região metropolitana, os passageiros podem fazer a integração entre metrô, trens e ônibus com o Cartão BOM e com o Cartão TOP.

Desenvolvidos pela Autopass, esses cartões de transporte atendem a milhões de passageiros em São Paulo e região metropolitana e concedem descontos tarifários na integração. Assim, os passageiros têm acesso a mais modais e mais trajetos, por um preço menor.

Mas os trens não são utilizados exclusivamente no transporte público. No estado de São Paulo, por exemplo, eles foram muito importantes na época do café e hoje são utilizados até para passeios turísticos. Quer saber em quais cidades isso acontece? Confira o nosso texto!

Do transporte público ao passeio turístico

O ir e vir de passageiros no transporte público de São Paulo e região metropolitana é intenso. Mas se engana quem pensa que os trens dessas cidades são utilizados apenas para a mobilidade urbana.

Por exemplo, saindo da estação da Luz é possível tomar um trem rumo a Jundiaí, Mogi das Cruzes ou Paranapiacaba.

Entre os atrativos dos passeios turísticos está a possibilidade de fazer uma mergulho na história paulista. Isso porque nesse tipo de programa o turista percorre caminhos construídos há séculos com o mesmo transporte utilizado no passado.

Outra vantagem é que, como os trens saem de São Paulo, o turista pode utilizar o próprio transporte público para chegar até o ponto de saída dos passeios.

Para facilitar o embarque em ônibus, trens e metrôs que levam até a estação da Luz, por exemplo, o turista pode utilizar o Cartão TOP Transporte ou o Bilhete Digital QR Code.

São Paulo – Jundiaí

É da estação da Luz, na cidade de São Paulo, que sai o trem rumo a Jundiaí. Distante 60 km da capital, a cidade tem atrações especiais como trilhas ecológicas e passeios por fazendas. O turista ainda pode conhecer a arquitetura de Jundiaí, marcada pela influência inglesa.

Quanto ao passeio de trem em si é um verdadeiro mergulho na história e um trecho do passeio é feito na estrada de ferro construída em 1867 pela antiga São Paulo Railway.

São Paulo – Mogi das Cruzes

Também saindo da estação da Luz, o turista também tem a opção de conhecer Mogi das Cruzes, importante cidade do Alto do Tietê. Neste passeio o turista também passará por um trecho de importância histórica: a rota da antiga Estrada de Ferro Pedro II (que depois passou a se chamar Central do Brasil).

Além do ecoturismo, muito forte em Mogi, o turista pode conhecer a famosa produção de flores da cidade e ainda levar umas mudas de orquídea de volta para São Paulo.

São Paulo – Paranapiacaba

Para chegar até a charmosa vila de Paranapiacaba, que fica na cidade de Santo André, o turista tem duas opções: ou sai da estação da Luz, em São Paulo, ou utiliza a estação Celso Daniel, em Santo André.

A viagem em si já é uma atração à parte, pois o turista embarca em uma composição de dois carros fabricados no Brasil na década de 1950. Eles são tracionados por uma locomotiva também da década de 50.

Na vila, além da visita ao Museu Ferroviário e do passeio com um trem movido a vapor (“Maria Fumaça”), é possível conhecer a arquitetura riquíssima, de inspiração inglesa.

Produtos Autopass: praticidade e eficiência para o dia a dia do passageiro

A Autopass é especialista em gestão de cadeia de bilhetagem e tem como missão a promoção da mobilidade humana.

Entre nossas soluções estão o Cartão TOP Transporte e o Bilhete Digital QR Code que, como dissemos, podem ser utilizados por turistas e passageiros que queiram realizar os passeios turísticos de trem.

Além da integração entre modais, nossos produtos facilitam o embarque dos passageiros de São Paulo e região metropolitana, gerando mais praticidade e eficiência para o dia a dia.

Conheça mais de nossas soluções em nosso site ou entre em contato com nosso time de especialistas através de nossos canais de atendimento. 

Autopass

[email protected]

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1327, 10º Andar
Itaim Bibi – Internacional Plaza II
São Paulo, SP

Este site é melhor visualizado no Navegador IE 9 ou superior | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | AUTOPASS – 2021